Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Je suis un Homme...

Comme ils disent! Onde tudo tem o seu espaço.

Je suis un Homme...

Comme ils disent! Onde tudo tem o seu espaço.

Mãe

Com três letrinhas apenas, se escreve a palavra: mãe. A mais pequena do mundo a maior que o mundo te

Falar sobre uma mãe será sempre algo muito difícil para cada um de nós. As mães são todas diferentes, mas cheias de amor. Cada um tem a sua perspetiva, a sua ideia e o seu carinho pela sua mãe. No meu caso, torna-se muito difícil falar sobre a minha.

 

Se eu conseguisse descrever o que é a minha mãe, certamente faria um livro só para a descrever. Torna-se sempre muito complicado escrever sobre esta mulher porque tenho sempre receio de me esquecer de algo, de não referir algumas das suas muitas qualidades, de não conseguir transmitir por palavras o furacão, a força que é a minha mãe.

95499767_243844380362098_1349269576675753984_n.jpg

 

A minha mãe não teve uma vida fácil. A minha mãe é uma lutadora nata. Desde muito cedo começou a perceber como era dura a vida. A minha mãe é um poço de amor que nunca faltou com amor aos filhos, que nunca deixou de amar os amigos dos filhos. A minha mãe nunca me deu tudo aquilo que eu ou os meus irmãos queríamos, mas sempre nos deu o essencial, sempre nos soube educar da melhor forma. A minha mãe nunca tolerou má educação aos filhos, nunca os deixou serem uns mimados. A minha mãe fez os filhos aprenderem a fazer todas as lides domésticas desde muito cedo. A minha mãe educou os filhos nas suas crenças, nos seus costumes. A minha mãe fez das tripas coração, suportou as doenças dos filhos, passou noites em branco por eles. A minha mãe trabalhava e educava, fazia sempre de tudo o que lhe era possível para estar nos momentos importantes para os filhos. Quantas vezes a sua hora de almoço era para ir ver um filho num campo de futebol ou numa piscina. Quantas vezes elas chegava cansada do trabalho, mas mesmo assim tinha tempo para ajudar os filhos nos trabalhos de casa, no estar simplesmente com eles.

 

A minha mãe educou e tratou dos filhos todo o tempo que eles estiveram debaixo das suas asas. A minha mãe sofreu com a minha saída prematura de casa, com a ausência de um dos filhos. A minha mãe despediu-se do seu emprego quando se viu sem dois filhos em casa, porque não queria ter de escolher com que filho iria passar o seu único domingo de folga no mês. A minha mãe fez-se à vida, virou-se, arranjou trabalho que lhe permitisse estar em casa aos fins de semana. A minha mãe apoiou-me na minha ida para o seminário e na minha saída do seminário. A minha mãe esteve a meu lado no dia em que eu soube que era doente oncológico, esteve a meu lado em todos os dias de tratamento e nunca deixou de estar presente, mesmo quando eu lhe dizia para não estar.

20200329164646_02.jpg

 

A minha mãe viu o seu filho mais velho imigrar e ficou com a mágoa no seu coração. A minha mãe vê os netos nascerem lá fora, a serem criados longe dela. A minha mãe suportou-nos em todas as nossas dores, quando o filho mais novo também saiu de casa. A minha mãe amou-nos em todos os momentos e ela é, sem qualquer dúvida, a definição de amor.

 

A minha mãe foi também a melhor esposa que o meu pai poderia ter encontrado. Ela esteve ao lado dele em todos os momentos, sofreu com a sua ida para a Alemanha, ou para Faro, suportando tudo em seus ombros. A minha mãe nunca fugiu às suas responsabilidades. A minha mãe cumpriu até ao fim o voto que fizera no dia do seu casamento. A minha mãe esteve ao lado do meu pai todos os dias. A minha mãe acompanhou o meu pai nos seus tratamentos, a minha mãe fazia 200 quilómetros sozinha só para estar umas horas ao lado do marido. A minha mãe cuidou da melhor forma possível do meu pai até ao momento final. A minha mãe suportou todas as nossas dores quando era ela que mais sofria. A minha mãe ligou-nos para nos irmos despedir do nosso pai, a minha mãe sentiu a sua morte. A minha mãe esteve ao lado do marido até não puder mais. A minha mãe prescindiu do dia do seu aniversário para o passar ao lado do marido que estava numa cama do hospital: saiu cedo de casa e só regressou à noite. A minha mãe foi contra as suas ideias e quis tatuar o nome do marido na sua própria pele, para lhe fazer uma surpresa, algo que ele nunca viu.

 

Há tanta coisa que eu poderia dizer sobre a minha mãe mas as palavras não chegam. Talvez eu não lhe tenha dito o suficiente o quanto a amo, talvez não a tenha compreendido em tantas das suas dores. Talvez eu não a tenha sabido amar nos momentos em que era só isso que ela pedia: um pouco de amor. Mas minha mãe, hoje, neste dia em que é o dia da mãe, em que não estou a teu lado, eu só quero dizer-te que te amo, com todo o meu coração, que és a pessoa mais importante na minha vida, que vou amar-te todos os dias. Perdoa-me por não te entender, perdoa-me pelas vezes em que não te dei o amor que pedias, perdoa-me por não ser o filho ideal. Sei que há coisas que ainda não entendes, mas brevemente vais entender e aí eu sei que me vais amar exatamente da mesma maneira.

20200329164817_06.jpg

 

Minha querida mãe, tu és um exemplo, tu és a nossa força, a nossa fonte de vida. Tu és uma guerreira, és uma heroína, és a mulher mais valente que eu conheço. Mãe, és muito maior que aquilo que possas imaginar e és mais importante que aquilo que deixamos transparecer. Minha querida e sempre amada mãe, tem um dia da mãe sabendo que és muito amada por todos nós.

 

Amo-te, Mãe.

95420885_930471520707938_5076426102902095872_n.jpg

 

 

1 comentário

Comentar post