Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Je suis un Homme...

Comme ils disent! Onde tudo tem o seu espaço.

Je suis un Homme...

Comme ils disent! Onde tudo tem o seu espaço.

"Je suis un homme... comme ils disent!"

O início!

Há vários recomeços e vários fins na vida de alguém. Há projetos que começam e outros que acabam. Por vezes numa necessidade, outras por opção. É a finitude da vida, a sua transformação, o crescimento e os interesses que vão surgindo e ocupando lugares de importância em nós. Existem outros projetos que se mantêm e outros que necessitam de uma nova cara, um novo rosto, uma nova perspetiva.

 

Inspirado no célebre tema de Charles Aznavour, “Comme ils disent”, nasce assim este novo pedaço de mim. Aqui, como diz o subtítulo do próprio blogue, há um espaço para tudo. A crescente vontade de partilhar experiências, opiniões e formas de ver o mundo como eu o vejo, cresce notoriamente dentro de mim. Não os textos criativos que a minha mente tende em criar, pois para isso tenho já o meu blogue com nome pessoal (Ismael Sousa), mas sim aquilo que eu tanto desejo descrever.

 

Devo confessar desde já neste início, neste parimento deste novo espaço meu, que a ideia crescia já há algumas semanas dentro de mim, mas com a falta de tempo (a típica desculpa mais esfarrapada que existe sempre que desleixamos alguma coisa) acumulada à falta de originalidade (esta sim uma enorme fragilidade) não conseguia encontrar um nome que se adequasse a este meu espaço. E hoje, enquanto ouvia Charles Aznavour, na minha forma viciada da música que deu nome a este blogue, as palavras “Je suis un homme” ficaram a ecoar-me na cabeça dando todo um sentido ao que eu buscava. E porquê? Porque no final de tudo eu continuo a ser um homem; porque eu sou um homem com opinião, com visão do mundo. Porque em muitos aspetos sou diferente de todos os demais mas isso não impede que eu continue a ser um homem.

 

Porque é nas apresentações que se explica, que se dá sentido a qualquer projeto, cabe também aqui salientar algumas coisas: a primeira e a fundamental para mim, é que neste espaço não há espaço (e desculpem a repetição da palavra) para descriminações, nem homofobias, agressões, racismos e xenofobias. Em segundo, este espaço será sempre de opinião minha e não global: é a minha forma de ver o mundo, a minha forma de conhecimento e de interpretação. Como sempre digo, todas as opiniões são válidas, cada um tem a sua. Por essa mesma razão espero que respeitem, que sejam conscienciosos.

 

Se houve um dia em que as palavras, a partilha das mesmas e a necessidade de o partilhar fizeram algum sentido, neste momento isso torna-se ainda mais importante. Se a escrita sempre foi uma forma de expressão minha, neste momento será ainda mais!

 

Este é o início e na verdade os inícios são sempre difíceis por mil fatores: é o receio de sermos bem sucedidos, é a força de precisarmos de viver, é o diabo da aceitação que nos cospe aos ouvidos. E se na verdade este início hoje se torna difícil, ao fim de tanto tempo para nascer, difícil será também a luta diária e constante para o alimentar. Nada mais me assola que o medo de não conseguir travar esta batalha comigo próprio. Tudo o resto é neste momento para mim nada mais que ventos que sopram em direções contrárias, fazendo-me agarrar ainda com mais força ao remo com que navego, para conseguir chegar àquele que é o meu porto seguro (mesmo que ainda esteja a anos de distância).

 

E é desta forma que eu, hoje, vos abro as portas a uma nova parte de mim. É hoje que brindo com champanhe à força de partilhar sem tabus aquela que é a minha opinião. É, desde hoje, o momento em que vos deixo fazerem parte deste “ser homem, como eles dizem”.

 

Sejam bem-vindos e o meu muito bem-haja por me acompanharem nesta nova aventura.

E porque esta música a mim tanto me diz, assim termino: “Je suis un homme!

 

Untitled-5.jpg

 

1 comentário

Comentar post